Fake News | Vlogoteca

   

Ana Campagnolo

 

Published on Jul 10, 2019

O artigo The Science of Fake News, publicado na revista Science, em maio de 2018, tenta dar conta do fenômeno que considera uma preocupação e um problema global. Segundo o artigo, de autoria de David Lazer e outros, as notícias falsificadas sempre existiram, mas nos últimos anos as fake news ganharam sua “versão politicamente orientada”. O que os autores querem dizer é que grande parte do conteúdo do que eles chamam de fake news é simplesmente conteúdo conservador ou de direita. Ao que parece, a hegemonia da esquerda em todo o aparato midiático não tolera vozes discordantes e tão logo surjam são imediatamente catalogadas como um problema global a ser resolvido.

Em maio de 2018, pouco antes do início das campanhas para a eleição presidencial, Jair Bolsonaro já aparecia como líder nas pesquisas, impulsionado por multidões organizadas nas redes sociais. À época, o editor-chefe da revista Piauí, Fernando de Barros e Silva, declarou em um podcast, que a postura editorial do jornal Folha de S. Paulo seria a de “tentar pegar Bolsonaro de qualquer jeito, na linha: ‘como posso prejudicar Bolsonaro fingindo fazer jornalismo’”. São palavras dele. O subtítulo deste livro é, portanto, uma homenagem àqueles jornalistas que se perderam pelo caminho, desiludidos com a verdade, com o jornalismo e com a democracia.

Links
Compre o livro:
https://livrariacampagnolo.com.br/fake-news-quando-os-jornais-fingem-fazer-jornalismo
Siga Estudos Nacionais:
https://estudosnacionais.com/
https://fb.com/estudosnacionais/
https://twitter.com/EstudosN
Siga Cristian Derosa:
https://spreaker.com/show/cristian-derosas-show_1
https://fb.com/cristian.derosa.14
https://twitter.com/cristianderosa
____
Quer saber mais sobre a minha atuação cultural e o trabalho realizado pelo mandato? Não espere pelos jornais! Acompanhe o site https://anacampagnolo.com.br, siga as minhas redes sociais e fique por dentro de todos as nossas ações.


  AutoPlay Next Video